Fórum Construção e Arquitetura Sustentável

Conteúdo de palestras retrata desafios e soluções para a sustentabilidade na construção civil e arquitetura no Brasil

Entre os dias 04 e 07 de abril, a Expo Arquitetura Sustentável irá debater importantes temas relacionados à sustentabilidade. A mostra, que será realizada simultaneamente à Feicon Batimat no São Paulo Expo, contará com importantes nomes do setor. As palestras vão favorecer a troca de conhecimento e a ampliação dos conceitos e métodos para a sustentabilidade no setor.

A abertura do fórum ocorrerá no dia 04 de abril às 15h. Os participantes terão a oportunidade de aprofundar-se em questões relacionadas à Sociedade Sustentável. O tema envolverá o setor de construção civil e arquitetura, as esferas públicas, ONGs e empresas privadas.

No segundo dia de palestras, os temas apresentados estão relacionados aos projetos urbanos. No período da manhã serão tratados desafios e soluções, dentre os assuntos: Novo Ciclo da Construção: uma visão do mercado imobiliário; Programas de Recuperação Urbana, Indicadores Urbanos e Núcleo de Estudo de Cidades Inteligentes – Smart City. Já no período da tarde será a vez de soluções energéticas sustentáveis, como: Panorama de Energias Renováveis no Brasil; Energia Fotovoltaica e Térmica; Fachadas Eficientes e Energia Incorporada aos Materiais.

A importância das certificações e seus impactos na construção sustentável será o foco do terceiro dia. Pela manhã, serão apresentados os principais certificados com os seguintes painéis de discussão: LEED for Homes, AQUA – O Futuro da Alta Qualidade Ambiental, Ilha Pura: Aplicação LEED ND e AQUA Bairros, PBE Edifica – A Linguagem Comum da Eficiência Energética das Edificações. No período da tarde, as palestras seguem com Sustentabilidade em Meio de Hospedagem, Certificação EDGE,apresentação da Certificação WELL do Brasil e case da L’oreal Edifico JL2: Aplicação das certificações LEED CS, AQUA Habitacional, QUALIVERDE e PBE.

O último dia contemplaráa saúde e o bem-estar promovidos pelas práticas sustentáveis. Pela manhã os temas serão: Conforto Ambiental, Projetos Urbanos Ambientais, além dos cases Instituto Emílio Ribas: Reforma e Ampliação Sustentáveis e Case MeliCidade, um novo modelo de escritório. Encerrando o Fórum Construção e Arquitetura Sustentável serão debatidos os temas Riscos Ambientais e A Saúde e a Poluição das Cidades.

Segundo Alexandre Brown, diretor da Expo Arquitetura Sustentável “as palestras trarão ao setor temas de grande relevância que contribuem para ampliar as práticas sustentáveis, além de compartilhar e promover a troca de conhecimento para ações que visam respeitar o meio ambiente de forma orgânica”.